Entre às 18h e 21h30, em todos os dias da semana, equipes de abordagem da Casa de Passagem farão uma busca ativa de moradores para oferecer auxílios como banho, troca de roupa, repouso e alimentação. Caso a pessoa não aceite o acolhimento, serão oferecidos cobertor, meias, luvas, roupas de frio e touca. Itens adquiridos pela Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Louveira.
Para os moradores que desejarem (re) pensar o projeto de vida, será oferecido acompanhamento psicossocial para reinserção social e autonomia.
A população também pode colaborar com a Operação. Caso encontre alguém em situação de rua, basta entrar em contato pelos seguintes canais:
Das 8h às 21:30h: acionar a equipe de abordagem na Casa de Passagem no telefone 3141-1981
Após às 21h30: o munícipe poderá acionar a Guarda Municipal nos telefones: 153 e 3878-1512
A Equipe de Abordagem Social também vai realizar um mapeamento das pessoas em situação de rua e dos locais utilizados para dormir. O objetivo é identificar essas áreas para possíveis abordagens posteriores.
“A proteção social é direito da pessoa em situação de rua e o nosso trabalho é constante na atenção e oferta de ações para que a pessoa aceite as intervenções dos Serviços”, afirma a secretária de Assistência Social, Therese Abdel Messih.
A Operação Inverno é realizada pelas secretarias de Assistência Social e Segurança, em parceria com OSC Reencontro (Casa de Passagem), com apoio do Fundo Social de Solidariedade.
(Fonte: Comunicação Prefeitura de Louveira)