Seguindo as regras impostas pelo Governo do Estado para a segunda etapa da Fase de Transição do Plano São Paulo, Louveira autoriza a partir deste sábado (24) o atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes, a reabertura de salões de beleza e cabelereiros, e o funcionamento de cinemas, teatros, museus e salões de eventos e convenções.
Os donos de estabelecimentos devem se atentar aos horários e limites de público permitidos na categoria em que se enquadram (veja lista abaixo).
Em Louveira, a Área de Lazer do Trabalhador e o Parque Municipal do Capivari também estarão abertos para a realização de atividades físicas individuais a partir das 6h30 deste sábado (clique aqui para saber mais).
A Secretaria de Saúde de Louveira ressalta que todos os protocolos de combate a covid-19 devem continuar sendo seguidos, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos de clientes e funcionários.
Fase de Transição
A Fase de Transição foi criada pelo governo estadual para possibilitar a migração gradativa da Fase Vermelha para a Laranja, garantindo mais segurança ao processo de retomada da economia. A nova fase foi dividia em duas etapas.
Na primeira – que teve início no dia 18 - o Estado liberou o funcionamento do comércio, incluindo lojas de shopping e de rua, das 11h às 19h, com limite de 25% de ocupação dos estabelecimentos.
Também passou a ser permitida a realização de missas e cultos entre às 6h e 20h, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. A capacidade máxima permitida para ocupação dos templos religiosas também é de 25%. Todos os protocolos de saúde devem ser respeitados.
No dia 12, data de início da Fase Vermelha, o governo também autorizou a reabertura das lojas de material de construção e a retirada de pedidos de comida diretamente em restaurantes e lojas.
Toque de recolher
Algumas medidas da Fase Vermelha continuam em vigor como o toque de recolher das 20h às 5h, a proibição do uso das áreas comuns dos condomínios e de festas clandestinas e reuniões familiares com mais de 10 pessoas.
Informações
A Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone da Vigilância Sanitária para o caso de dúvidas ou informações adicionais: (19) 3878-2323.
Serviços que podem funcionar a partir deste sábado com o início da segunda etapa da Fase de Transição:
Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total.
Bares não estão liberados para ter atendimento presencial, mas podem operar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.
Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar, das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade.
Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com 25% da capacidade total.
Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total.
Os parques em Louveira também reabrem a partir deste sábado apenas para a realização de atividades físicas individuais. Clique aqui http://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/esporte-prefeitura-reabre-parques-com-restricoes-a-partir-do-proximo-sabado-24-em-louveira para saber as regras e horários de funcionamento da Área de Lazer do Trabalhador e Parque Municipal do Capivari.
Serviços que tiveram o funcionamento liberado no dia 18 de abril, com o início da primeira etapa da Fase de Transição:
Comércio de ruas e shopping foram liberados para funcionar das 11h às 19h, mas com limite de 25% de ocupação do local;
Missas e cultos foram autorizadas entre 6h e 20h, também com limite de 25% de ocupação dos templos religiosos.
Medidas da Fase Vermelha que continuam em vigor:
Recomendação do teletrabalho.
Recomendação do escalonamento de horários alternados para a entrada de funcionários dos setores de serviços, do comércio e da indústria.
Toque de recolher das 20h às 5h.
Proibição do uso das áreas comuns dos condomínios.
Proibição de festas clandestinas e reuniões familiares com mais de 10 pessoas.
(Fonte: Comunicação Prefeitura de Louveira)