A retomada das aulas presenciais na rede pública municipal de Louveira, prevista para o começo de março, está suspensa.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) pelos secretários municipais de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes, e de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, em vídeo postado nas redes sociais da Prefeitura.
O motivo da suspensão da retomada das aulas é o aumento dos casos de covid-19 em toda região, inclusive Louveira, além da elevada taxa de ocupação de leitos de UTI. Em Louveira, ontem, a taxa era de 60%. Em Valinhos e em Vinhedo, chegou a 100%.
Louveira tem ainda 30 mortes pela covid, além de 1.785 casos confirmados e mais de 100 pessoas em isolamento domiciliar, com suspeita ou casos confirmados da doença.
Não há uma nova data agendada para o reinício das aulas presenciais. Segundo a secretária de Educação, o retorno será possível assim que o cenário for considerado seguro para os alunos, as famílias e os profissionais de educação.
O aumento dos casos de covid-19 já tinha provocado adiamento do reinício das aulas em cidades da região, como Valinhos e Vinhedo.
Circulação restrita
Nesta quarta-feira, diante do cenário agravado, o Governo do Estado determinou restrição de circulação de pessoas em todos os municípios paulistas no período entre 23h e 5h a partir da próxima sexta-feira (26) e até 14 de março.
Segundo o governo paulista, o Estado vive um momento crítico na ocupação de leitos de UTI e enfermaria, além de uma explosão no número de casos da doença.
Na prática, a medida, que vale também para Louveira, vai manter os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, em funcionamento. Bares e restaurantes também poderão abrir até 23h.
A restrição tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas no período noturno, quando têm sido registradas aglomerações e festas clandestinas em grandes quantidades.
(Fonte: Comunicação Prefeitura de Louveira)